Vídeo do atentado à Massa Crítica legendado para o exterior

Fiz essa edição com legendas em inglês para que o pessoal fora do Brasil tenha acesso à informação verídica sobre a tentativa de homicídio. Se alguém conhece alguém de Massas Críticas de outros países ou qualquer pessoa do exterior que posso publicar, ESPALHEM esse vídeo para eles!

PS: Desculpem eu ter utilizado antes a palavra genocídio, me equivoquei por achar que significava outra coisa.

Esse post foi publicado em apocalipse motorizado, caos no trânsito, Massa Crítica, na imprensa, pedalada, políticas públicas, video. Bookmark o link permanente.

46 respostas para Vídeo do atentado à Massa Crítica legendado para o exterior

  1. Cintia disse:

    ótimo!
    mas por favor, assine seu nome no post.
    ” Publicado em fevereiro 27, 2011 por massacriticablog ” – não existe “massa criticablog”

    • Marcelo disse:

      É gente, vamos passar a usar cada um seu usuário.

    • Melissa disse:

      Sou eu quem fez! Mas eu não tenho um usuário com o meu nome:/

    • Davitask Candanedo disse:

      O pior é que esse cara, RICARDO JOSE NEIS, como Analista do Banco Central, Classe C, Padrão II, recebe R$ 16.341,81 dos cofres públicos todo mês.

      Pagos por quem? Pelos contribuintes que tentou assassinar em massa.

      Pagos para quê? Para servir ao público? Não, para cometer atentados em massa.

      Esse senhor deveria ser preso e demitido para apodrecer na cadeia. E, desde já, alguém deveria fazer uma representação contra ele por conduta imprópria a um servidor público.

      Ainda que sempre haja disputa jurídica, há amplo precedente de demissão em casos como esse.

  2. Maurício disse:

    O que aconteceu é lamentável, mas o excesso retórico de vocês é dureza.

    Para se falar em genocídio, ele teria que ter atropelado alguns milhares de ciclistas a mais.

    Peguem leve.

    abraço,

    Maurício

    • sebastiao junior disse:

      o seu idiota, nao se preocupe com a linguistica, se preocupe com o fato, o que importa é o que ele tentou fazer (que era realmente cometer um genocidio) , para a sorte da humanidade ele só tinha um golf preto nas maos !! pena mesmo foi um legalista idiota como vc nao estar na frente dele…

  3. Victor disse:

    Você não sabe o que é genocídio, pelo visto.

  4. Luciana disse:

    Genocídio ou não isso é inaceitavel, mandei esse video a todos os meus amigos, vamos fazer barulho, para que esse crime não fique impune.

    • Fato lamentável. Sou ciclista em Curitiba-Pr e estou solidário ao movimento Massa Crítica divulgando o fato em minhas redes sociais. Também sou ativista de carros a menos. Todos no Brasil estão perplexos com o vídeo mostrado. Espero que os companheiros atingidos pelo motorista insano nessa tentativa de homicídio estejam se recuperando e em breve superem o trauma sem problemas maiores. Saudações e pedaladas pra frente!
      Forte Abraço
      Luiz Guilherme Todeschi

  5. Daniel disse:

    Tentativa de genocício? Sério?

    Pelamordedeus….

    • Punk Canibal disse:

      Como diria o Bob Dilan, quantas pessoas seria necessário matar para termos um genocídio? 10? 11? 21? 111? 1111? A resposta está soprando no vento. No vento de um carro que acelera a trocentos por hora por cima de centenas de ciclistas com seus corpos expostos aos ferros da máquina.

  6. Igor Fediczko disse:

    caralho.

    Sou de são paulo, cidade com o trânsito muito pior que o de poa, não tenho bicicleta, to aqui vendo os vídeos, lendo os depoimentos, chorando e discutindo com meu coração. dolorido e doloroso.

    vocês não podem ficar perdendo energia discutindo se estão certos ou errados, se deveriam estar com acompanhamento, se poderiam estar ali, se deveriam ter avisado sobre o movimento… nada justifica, nada explica.

    um motor, um acelerador e a vontade de tirar vocês do caminho

    do outro lado, dezenas e dezenas de bicicletas e a vontade de ter mais caminhos. não há o que discutir.

  7. Pingback: Mais uma derrota que se fará vitória com o tempo. « Tempo que falta

  8. Tomei a liberdade de subir o vídeo para o LiveLeak, para divulgar em todo o mundo. http://bit.ly/atropelamentoPOA

  9. Fiona disse:

    http://timesofindia.indiatimes.com/city/surat/Citizens-pedal-for-green-Surat/articleshow/7588360.cms

    Olá pessoal!

    Sou escocesa, moro em Porto Alegre e estava bem lá quando o atropelamento aconteceu. Estou compartilhando nossa história para os falantes da língua inglesa fora do Brasil. Estava envolvida em Massas Críticas em Liverpool, Londres, Budapeste e mais. Mas agora eu gostaria de mostrar para vocês uma história positiva que aconteceu no exterior quase no mesmo tempo. Na Índia foi um tipo de Massa Crítica com 300 pessoas. O ponto que achei interessante é que as autoridades apoiaram bem o movimento, foi organizado pelos “Instituto de Transito e Desenvolvimento” e “A Corporação do Município de Surat”. Também foi apoiado pela Policia.
    O Prefeito e um Membro do Parlamento pedalaram juntos com a multidão, o Vice-Prefeito e o Comissário Municipal também estavam lá para apoiar. Este jornal nacional indiano deu ao movimento uma luz positiva.
    O prefeito disse que “Nós todos devemos dedicar um dia por semana para ir ao trabalho de bicicleta e vamos organizar mais eventos assim com freqüência no futuro.”
    “Precisamos ter espaço adequado e suficiente para os ciclistas nas estradas e nas ruas. Bairros residenciais precisam ser bem conectados com os pontos comerciais e os lugares onde as pessoas trabalham, em ordem a popularizar o ciclismo na cidade.”
    “Precisamos fornecer aos nossos usuários de bicicletas segurança nas estradas da cidade.”
    Que diferença na atitude política né! Imagine como seria aqui se o uso de bicicleta fosse tão incentivado como é lá. Acredito que o Brasil caminha para trás em desenvolvimento moderno se não aceitar a bicicleta como uma das melhores formas de transporte.

  10. Hugo disse:

    Tentativa de Genocidio? entao se o atropelador tivesse matado TODOS os ciclistas que atropelou teria sido um fenomeno comparavel ao holocausto, ao que os turcos fizeram com os armenios, ou do que os servios fizeram com os albaneses na ultima guerra da Iuguslavia?
    Perseu o senso do ridiculo garotx? Depois nao entende pq o movimento fica desacreditado e tanto ciclista prefere manter distancia, mesmo com tantos objetivos em comum.

  11. Rodrigo disse:

    No London Fixed-gear and Single-speed

    http://www.lfgss.com/thread60361.html

  12. Rodrigo disse:

    Mandei o link para o Critical Mass de San Francisco =]

    http://www.sfcriticalmass.org/

  13. Paulo França disse:

    Gostaria de demonstrar minha profunda comoção aos familiares das pessoas que foram atingidas nessa tragédia e a todos que estavam lá. Me sinto profundamente triste e desolado com tal atrocidade, espero que a justiça seja eficiente desta vez.

    sincera mente
    Paulo França
    Curitiba PR

  14. Christian Fiorin disse:

    Aos que se prendem a coisas menores em meio ao momento terrível que acontece, mando uma rápida explicação (de alguém que tem formação em Letras e trabalha com ‘a palavra’).

    Não está errado o uso do termo ‘tentativa de genocídio’. Segundo o Houaiss, um dos nossos melhores dicionários, ‘genocídio’ é (colocarei os itens que se encaixam com o ocorrido em maiúsculas):
    1 EXTERMÍNIO DELIBERADO, PARCIAL ou total, DE UMA COMUNIDADE, grupo étnico, racial ou religioso.
    3 ANIQUILAMENTO DE GRUPOS HUMANOS, o qual, SEM CHEGAR AO ASSASSÍNIO EM MASSA, inclui outras formas de extermínio, como a prevenção de nascimentos, o sequestro sistemático de crianças dentro de um determinado grupo étnico, a submissão a condições insuportáveis de vida etc.

    Os ciclistas formavam um grupo. O atendado foi contra o grupo. Ou seja, é isso mesmo. Pronto. Não tenham receio em usar expressões fortes sobre o que aconteceu. Muito pelo contrário, deve-se manter esse tom, devido à barbaridade que ocorreu.

    • junior disse:

      O sua mumia, quer dizer que se minha galera do futebol for atropelada eh genocidio? Afinal, formamos um grupo… Acabei de aprender do “letrado” que o motorista do onibus do “grupo” de forro do “minha mulher nao deixa nao” cometeu genocidio! Tinha que ser estudante de letras mesmo…pqp

  15. Daniel Serafim disse:

    Trânsito | 28/02/2011 | 03h52min
    “Começaram a bater no carro”, diz filho de motorista que atropelou ciclistas na Capital
    Homem que dirigia Golf vai alegar legítima defesa dele e do adolescente

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3223867.xml

  16. Clara da Silva Schlepper disse:

    Olá gente,

    estou perplexa com esta atitude humana tão desumana e tamanha falta de respeito ao outro (no caso aos outros). Uso bicicleta diariamente como meio de transporte ha mais de 17 anos aqui na Alemanha e pledio por um mundo com muitas mais bicicletas e bem menos carros. Não ha dúvida que esta criatura tem que ser enquadrada pela lei por tentativa de homicídio, assim como não ha dúvida que ele nunca mais na vida poderá dirigir um veiculo com motor. Ele talvez terá que andar de bicicleta….. seria uma ironia, iria se sentir tão inseguro encima de uma como cada um de nós ciclistas esta se sentindo após esta barbaridade que cometeu.
    Quanto a escolta da polícia, aqui em Frankfurt por exemplo, quando se faz uma demonstração, deve-se marcar dia e hora com a polícia. Mas no caso da “pedalada” da Critical Mass, aqui não se avisa nada nem ninguém, afinal os ciclistas do grupo se movimentam, só os carros que estão atrás tem que ter um pouco mais de paciência, o que é afinal normal (paciência no trânsito).
    Conclusão, o cara é um psicopata, um criminoso e ao invés de ficarem especulando como ele vai talvez se safar desta de leve ou se houvessem pedido escolta isto não teria acontecido etc, pensem que estes “detalhes” não diminui em nada a gravidade da atitude desta pessoa, pressionem portanto e alertem os mais “cegos” para a brutalidade deste fato. Isto não pode acabar em pizza, ele tem que receber a penalidade de acordo com a gravidade da ação. Se isto não acontecer, vocês podem pendurar as bicicletas forever como decoração na parede, pois desmoralizaria total o cidadão ciclista.
    Please, act!!!

    Foi uma grande sorte que ninguém morreu ou ficou aleijado seriamente. Pensem nisto.

    Count on me

    Clara

  17. Patrick disse:

    Primeiro gostaria de deixar meu suporte a todos os ciclistas feridos.
    Segundo acho que se nada justifica a atitude do motorista, de atropelar todos, em defesa do seu filho ou não.
    Acho que toda a historia está mal contada, de todos os pontos. Espero que a historia se resolva com a mais justa justiça, mesmo que isso seja utopia no país que vivemos.

    No entanto tenho um ponto a questionar. Ao invés de postar os vídeos nos sites gringos deveriamos utilizar essa disposição para fazer valer a justiça aqui, na nossa casa, e utilizar esse acontecimento trágico para mudar as leis e atitudes no brasil. Não se pode deixarum acontecimento destes passar em branco com a simples punição deste motorista em especial. Precisa haver um trabalho para que isto nunca mais aconteça.

    Desejo o melhor para todos os ciclistas feridos e familiares.

  18. Luís NG disse:

    Caramba , chocante como o vídeo e a intenção do maluco é a preocupação de tanta gente querendo reduzir o fato discutindo o detalhe de ser ou não genocídio. Não importa uma vírgula se a nomenclatura está ou não correta , o fato fala por si assim como aquilo que se prioriza e manifesta ao saber do fato . Humanidade básica desmerecida , façamos um movimento contrário já .

  19. Mendes disse:

    Temos que ficar de olho no julgamento desse cara, ele é servidor público e tem grana, já chegou na delegacia com dois advogados, escoltado pela polícia alegando que estava sendo ameaçado.

    Primeiro, ele terá que provar as ameaças, de repente consiga pegar alguma, mas não conseguirá provar legítima defesa, uma vez que para se utilizar da legítima defesa, teria que primar pela razoabilidade e proporcionalidade da ameaça, quer dizer, levou uns chutes no carro, e em legítima defesa atropelou mais de 20 pessoas, inclusive uma que estava andando a pé, segundo o último vídeo.

    Bom o que quero dizer com tudo isso, é que ele e seus advogados, tentarão enquadrá-lo nos crimes mais comunzinhos, sem muita pena, e julgado por um juiz… o que teríamos que tentar fazer, enquadrá-lo como tentativa de homicídio, dolo, omissão de socorro, e que seja julgado pelo Tribunal do Juri, a população deverá julgá-lo.

  20. Pingback: Bicicletada carioca em apoio aos ciclistas de Porto Alegre | rodrigo.utopia.org.br

  21. Rodolfo ciclista disse:

    Genocidio, homicidio, assasinato, morte, sadismo………..etc. O nome não importa, oq importa é q esse demônio, (p/ não ser hostil hein?), tentou matar pessoas q pedalavam pacificamente pelas ruas de Porto Alegre e ainda teve coragem de falar q fez isso em “legitima defesa”, pois ele estava c/ o filho dele, q mentira deslavada, esse cara é um cinico, será q é essa cena de horror q ele queria q o filho dele assistisse, será q ele falou q é assim q se faz qdo se compra 1 carro, igualzinho ao GTA? Espero q a justiça seja feita e qo filho dele nunca sigo o exemplo do pai assasino!!Melhoras á tds vcs de P.A. espero encarecidamente q vcs fiquem bem e cada vez + a Massa Critica ái em RGS ou aq em SP, (sou da Bicicletada ABC-SP), criem + força e representação e q canalhas como esses não apareçam mais em lugar algum.
    TRÂNSITO É CIDADANIA ANTES D+ NADA!

  22. geni disse:

    Para condená-lo, se houver boa vontade da justiça qto a essa”gauchada”,
    ( me perdoem meus parentes gauchos e os grandes amigos que fiz qdo estudei aí, mas não achei palavra melhor…) não precisa de NADA, só usar a máxima do Direito: CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!!
    Mesmo assim, apesar das evidências, temos que ficar atentos para que não aconteça como casos semelhantes ocorridos em Curitiba e no Bal. Camboriú, onde os “filhotes de políticos” querem sair ilesos depois do crime, como se “nada fosse”!

  23. Carla disse:

    Sou brasileira, ciclista e moro na Califórnia. Estou chocada com essa cena e com a falta de ação da justiça brasileira. Claramente, o motorista não se importou em momento algum com as vidas que ele estaria levando.
    Tenho até vergonha de postar esse vídeo para os meus amigos aqui, mas é importante que se divulgue esse tipo de barbaridade.

  24. Alex Brum disse:

    Prezados camaradas ciclistas. Deicxo aqui minha solidariedade antes de mais nada pelo acontecido sexta passada.

    E no ensejo desejo chamara a atenção de porventura quem leia este comentário que ao procurar informações na internetsobre o advogado do atropelador Ricardo José Neis, que se chama Luís Fernando Coimbra Albino, me deparei com seu nome constando como diretor Administrativo Financeiro da CARRIS!!!!!!!

    Primeiramente, ao que me conste, isso é incompatibilidade de atividades uma vez que um fncionário público, mesmo CC, não pode exercer outra função pelo simples fato de que ele não deveria ter tempo para fazer mais nada pois está cuidando do bem público em t

  25. Alex Brum disse:

    Prezados camaradas ciclistas. Deicxo aqui minha solidariedade antes de mais nada pelo acontecido sexta passada.

    E no ensejo desejo chamara a atenção de porventura quem leia este comentário que ao procurar informações na internetsobre o advogado do atropelador Ricardo José Neis, que se chama Luís Fernando Coimbra Albino, me deparei com seu nome constando como diretor Administrativo Financeiro da CARRIS!!!!!!!

    Vide link: http://www.carris.com.br/default.php?p_secao=60

    Primeiramente, ao que me conste, isso é incompatibilidade de atividades uma vez que um fncionário público, mesmo CC, não pode exercer outra função pelo simples fato de que ele não deveria ter tempo para fazer mais nada pois está cuidando do bem público em TEMPO INTEGRAL.

    Em segundo, acho um descaramento o diretor de um órgão público, ser o advogado de um homicida em potencial, que apenas viu uma oportunidade para descarregar toda a sua raiva sobre um grupo de pessoas sem nenhuma defesa, sob o pretesto da “legítima defesa’, frente a um temido linchamento.

    Se realmente, o Diretor da CARRIS é o advogado de Ricardo e defende esta tese, os representantes da Massa Crítica devem IMEDIATAMENTE iniciar uma pressão para exonerar este advogado da Prefeitura, se ele coaduna com tal tese

    E o prefeito e secretário do Governo, Cézar Busatto, se forem receber novamente uma comissão de ciclistas, como aconteceu ontem dia 01/03, devem ser COBRADOS.

    Isto precisa ser denunciado!

    Se estivesse em POA me juntaria a todos aqueles que defendem e lutam pelo direito da bicicleta de pertencer ao trênsito e não ser isolada dele.

    Era isso.

    A luta apenas começou.

  26. Pingback: BICICLETADA EXTRA, UM PROTESTO EM APOIO À MASSA CRÍTICA POA |

  27. Pingback: Manifestação solidária às vítimas de Porto Alegre « recife resiste!

  28. coco disse:

    Oi, amigos ciclistas, sou gréga e moro na Brasília, ta informando os ciclistas grégos de todas as notícias sobre no fato, enviando os videos, fotos etc.
    A massa critica de Athenas é na proxima segunda-feira.
    Amanhã temus a bicicletada em apoio Massa Critica POA para paz nas ruas aqui no Congresso!
    Valeu!

  29. Pingback: Poster « CICLOAÇÃO

  30. Pingback: Poster | DicasON

  31. Ramiro Murad disse:

    Buenas pessoal, não é quere discutir o tópico, mas apenas saber no que deu o julgamento ou se é que resultou em algo?

    A última notícia que achei do caso é que ele foi solto com pedido de habeas corpus e aguardava julgamento.
    Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2011/04/justica-concede-habeas-corpus-que-autoriza-libertacao-de-atropelador-de-ciclistas-3268081.html

    É bom acompanhar pra saber como anda a eficiência e da nossa justiça e se de fato nesse caso medidas corretivas eficazes foram tomadas!

    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s