O que eu faço não é o que eu sou: Chris Carlsson no TEDxAmazônia

Chris Carlsson, um dos criadores do movimento Massa Crítica em San Francisco, foi um dos palestrantes do TEDxAmazônia, que reuniu 500 pensadores no coração da selva amazônica durante os dias 6 e 7 novembro. A bambólatra Mariana Bandarra estava lá e gravou uma mensagem do pai da massa crítica especialmente para Porto Alegre.

Quando alguém pergunta a você “o que você faz?”, está na verdade perguntando “o que você é?”, não é verdade? Acontece que, cada vez menos, a resposta à primeira pergunta responde à segunda.

Chris Carlsson falou de uma máquina planetária de trabalho que tem o potencial de transformar a forma como cada um de nós age, política e culturalmente, para transformar as cidades e o planeta. Estamos presenciando uma geração de trabalhadores que dedicam seu tempo livre a iniciativas que fazem contraponto ao tédio e à mecanicidade de seus empregos. O criador da Massa Crítica e do FoundSF falou de bicicletadas, jardinagem urbana e de uma cultura colaborativa totalmente grassroots, que se alimenta da frustração constante causada pela sociedade de consumo. O faça-você-mesmo está virando vamos-fazer-juntos.

Para quem se interessa pelo assunto, outra TEDtalk interessante é esta, do Charles Leadbeater, que fala sobre como a inovação é criada pelos “amadores profissionais”, gente muito qualificada que dedica seu tempo a projetos colaborativos. Nesse tipo de organização, o que menos importa é o dinheiro, como Dan Pink esclarece em sua excelente palestra animada para a RSA.

Quem lê em inglês pode acessar a palestra do Chris Carlsson na íntegra aqui.

Aqui tem um relato meu, mais extenso, sobre o evento.

Mariana Bandarra

Sobre bandarra

Poder para o povo livre // Power to the free
Esse post foi publicado em Massa Crítica e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para O que eu faço não é o que eu sou: Chris Carlsson no TEDxAmazônia

  1. mario disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s