Massa Crítica dia 24/09!

Essa sexta, dia 24 de setembro, é dia de Massa Crítica! No embalo do Dia Mundial Sem Carro, que rendeu uma bicicletada divertidíssima (com alguns contratempos), vamos fazer a maior Massa Crítica de todas!

Vamos nos encontrar no Largo Zumbi dos Palmares, às 18h15, e ocupar as ruas de nossa cidade, transformando-as em espaços mais divertidos, seguros e limpos!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

18 respostas para Massa Crítica dia 24/09!

  1. João Fonseca disse:

    Vamos fazer uma GRANDE MASSA!

  2. Felipepe disse:

    Amigos, amanhã choverá, mais uma vez, e bastante.
    Poderíamos estabelecer alguma data-reserva para casos como esse, que se não chegam a impedir a Massa de ocorrer, diminuem muito o seu quorum. E também diminuem, é claro, nossa visibilidade na rua, pois há menos gente transitando (ou gente mais apressada ainda que o normal).
    Por que não transferimos, em casos de chuva a bicicletada para a sexta seguinte (primeira do outro mês)?
    Sugiram soluções aí também.
    Fraternalmente,
    Felipe Martini.

  3. Felipepe disse:

    Publiquei também esta indagação no nosso fórum. Contribuam, se puderem!

  4. Lucas Bof disse:

    Dae gurizada! Fiquei sabendo do Massa Crítica essa semana, ainda não consegui comparecer, mas vou tentar hoje.
    Vocês já pensaram em se reunir em frente à Prefeitura? Será que não daria mais visibilidade?

    Valeu, abraço!

    Lucas Bof

    • Melissa disse:

      Lucas, eu também acho melhor se reunir na frente da prefeitura. O problema é que nos panfletos que divulgamos a Massa tá escrito que é saindo do Largo Zumbi dos Palmares. Então poderia dar confusão, das pessoas que não acompanham o blog chegarem na Cidade Baixa e não ter quase ninguém lá.

      Mas poderíamos começar a divulgar nos panfletos e cartazes novos com a prefeitura como novo ponto de saída. Alguém é favorável a isso?

      Eu acho que outra coisa que poderíamos fazer é passar na frente da EPTC no meio do trajeto (fica na Ipiranga). Não sei se estaria aberto nessa hora, mas se estivesse seria ótimo.

      • Marcelo disse:

        No começo do ano discutimos lá no http://we.riseup.net/massacriticapoa qual seria o melhor lugar. Teve votação e o local que venceu foi o Largo Zumbi dos Palmares, entre outras coisas por ser mais central que a Prefeitura. Pois o Centro de POA não fica geograficamente no centro da cidade e não é de fácil acesso para todos.

        Além disso, ressalto que, atualmente, o Largo Zumbi dos Palmares é um estacionamento municipal, algo pelo que podemos lutar para que se torne um lugar para pessoas e não para carros. A nossa presença lá já muda um pouco esse conceito.

  5. Melissa disse:

    Sinceramente eu acho que se chover hoje, vai ser fininho. Tá muito em cima da hora pra adiar a data, então é melhor hoje ter de qualquer forma.

    Mas eu acho ótima a idéia, pras próximas Massas podemos adiar uma semana caso chova.

    Hoje vou comprar capa de chuva, eu vou de qualquer forma😉

    • Marcelo disse:

      Não vai chover, e mesmo que chova, alguém aqui é de açúcar?

      A bicicleta é o melhor transporte faça chuva ou faça sol.

      • Melissa disse:

        Pensando bem, é verdade. Até porque só as pessoas que acompanham o blog ou participam das discussões saberiam do adiamento. Então igual iria mais ou menos o mesmo número de pessoas que iriam na chuva, na data oficial.

  6. Acho que não deve ser adiado com chuva, não. Mesmo porque a data é mundialmente conhecida, a da última sexta-feira do mês. É normal que nem tantas pessoas participem quando chove, mas o Marcelo tem razão. Europeus enfrentam chuva e neve com suas bikes.😉

    Quanto ao local, creio também que o largo Zumbi/Epatur seja de mais fácil e central acesso e permita, inclusive, uma concentração maior de gente. Temos é, quantas vezes for necessário, que estejamos presentes em frente à prefeitura para panfletar, protestar e, inclusive, fazer outros eventos que não a bicicletada, como a Tweed Ride (pedalada “vintage” que acontece que em alguns lugares e que é muito simpática e pitoresca) ou a World Naked Bike Ride (a polêmica – mas válida – pedalada pelada), que em Porto Alegre certo que iam rolar prisões e muuuuuuuita falação na mídia, ainda que de forma distorcida.

  7. felipepe disse:

    Reconheço, primeiramente, minha imperícia em relação à previsão do tempo! rá rá rá

    E como os amigos que antes escreveram, tampouco sou de açúcar. Acontece que quando chove, além do quorum reduzido, há menos gente na rua, menos gente circulando (ou mais gente apressada) e portanto menos visibilidade pras nossas reivindicações (palavra bonita). E mais que um passeio, a Massa Crítica é um protesto. E nenhum discurso é válido se dirigido ao nada.

    Gosto da data que temos seguido, a última sexta de cada mês, mas acho que seria melhor pro movimento optar por outro dia em casos de chuva (e APENAS nesses casos). E não há também porque seguir à risca o cronograma mundial da Massa Crítica. Em Buenos Aires, por exemplo, as bicicletadas são nos primeiros domingos de cada mês.

    E gosto da ideia de mudar o lugar pra frente do Largo dos Açorianos, que afinal é lugar onde o trânsito é organizado nesta cidade. E tem mais gente pra nos ver, também.

    Enfim, são ideias que deixo por aqui pra gente chegar ao melhor pra todos (vestido apenas de amor y preguntas).

    Saludos mil,
    Felipepe.

  8. Atilio disse:

    Pessoal, nada a ver com o post, mas acho importante chamar atenção: o número de atropelamentos em Porto Alegre está apavorante. Somente hoje, foram três. A EPTC desvia cada vez mais atenção em manter o “fluxo” de automóveis e, com isso, compromete cada vez mais os pedestres, que ficam sempre mais expostos a situações de perigo. É sempre prudente dar um alerta para essa situação estrutural que, ao invés de melhorar, só piora.

  9. Isadora disse:

    Marcelo, você pode me passar o seu e-mail para contato? Se quiser, pode passar direto para o meu: isa.abs@gmail.com

    É para uma matéria que estou fazendo a respeito do uso da bike como meio de transporte em POA.

    Obrigada!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s