Massa Crítica na próxima sexta, 27/08

Esse post foi publicado em pedalada, video e marcado , . Guardar link permanente.

15 respostas para Massa Crítica na próxima sexta, 27/08

  1. Melissa disse:

    Nessa sexta de novo!😀

  2. Klaus disse:

    Eu vou também!!

    Que demais o vídeo!!!
    😀

    A maioria dos ciclistas que eu convidei Porto a fora conhecem mais por Largo da Epatur nosso local de encontro, aquele lugar onde sai o ônibus de turismo, aaaaaaah taah!😉

  3. Atilio disse:

    Maaassa!

  4. Miague disse:

    Dia 30 do mês passado estava eu indo para o trabalho, como sempre faço, de bicicleta. Passou por mim um maluco, um irmão ciclista, um cara que me convidou pro evento e me deu um flyer.
    No dia não pude ir, por causa do meu trabalho e por ficar sabendo assim no mesmo dia… enfim, agora me sinto obrigado a ir nesse evento, como cidadão, como ciclista e como ser humano. Vamos lotar o Largo e tomar as ruas!
    Viva a revolução! Viva a Massa Crítica!

  5. Melissa disse:

    Pessoal, eu vi no site da Carris que eles tão dando cursos para conscientização dos seus motoristas: http://tinyurl.com/2bzvpxf

    Então eu mandei um e-mail para o SACC deles (sacc@carris.com.br) perguntando se eles falam sobre a questão dos ciclistas, porque não é raro motoristas de ônibus que ameaçam e tentam empurrar ciclistas pro acostamento, e coisa e tal.

    Aí eles me responderam o seguinte:

    ——-
    Prezada Melissa

    Obrigado pelo seu e-mail. A Cia Carris transporta em média 90 mil pessoas por dia, mais de 5 milhões de pessoas por mês e 72 milhões de passageiros por ano. Cito isso porque nos preocupamos com todas as pessoas transportadas em nossos carros e, também todas as vidas que estão do lado de fora dos nossos ônibus. Não havíamos recebido em nosso SACC nenhuma reclamação neste sentido, mas o mesmo nos deixou preocupados com a possibilidade de haver danos a qualquer vida.

    Sabemos das dificuldades dos ciclistas nas grandes cidades brasileiras. Pela falta de ciclovias, muitos arriscam a vida no transito caótico da nossa cidade. Temos como lema o aperfeiçoamento dos nossos serviços, a constante reciclagem do nosso corpo de colaboradores e, principalmente, e excelência em nossos serviços. Tenho certeza que foi um fato pontual. Para melhor atendê-la, solicito se possível, o prefixo do ônibus, horário, sentido, nome da linha etc, para podermos localizar tal funcionário e solicitar as devidas explicações sobre o fato.

    Acreditamos que críticas podem e devem ser feitas pelos usuários CARRIS, para que venham ao nosso conhecimento os erros e acertos de nossos serviços, por isso agradeço seu contato.

    Estou aberto a demais reclamações e coloco-me a disposição para eventuais dúvidas.

    Att
    Márcio Lara
    Coordenador de Comunicação e Marketing
    32892122

    Obs.: A Cia Carris está preparando um projeto que irá favorecer todos os ciclistas. Estamos em estudo para implementar um espaço para o ciclista levar sua bicicleta no ônibus (parte da frente dos coletivos). Seria uma espécie de porta bicicleta frontal(lado externo). Estamos em fase inicial, mas em breve estaremos fazendo um teste piloto.

    ————–
    O que me chamou a atenção nesse e-mail é que ele disse que nunca houve reclamação nesse sentido. E que eles tão com esse projeto da porta-bicicleta frontal (isso já foi feito em Santa Cruz do Sul: http://tinyurl.com/25naobr). Eu pelo menos não sabia que a Carris tava planejando fazer igual, alguém sabia?

    Quanto ao primeiro, acho que poderíamos cobrar muito mais, e constantemente, para que eles não se esqueçam dos ciclistas, e vejam que vale a pena investir nisso. Quanto ao segundo, que é uma boa notícia, vou pedir pra ele nos manter informados sobre essa implantação, de alguma forma. Porque no projeto piloto, temos que procurar utilizar as porta-bicicletas para que eles sintam que é bem aceito, útil e necessário.

    Enfim, a minha idéia é que a gente fique em cima da Carris nesse sentido. Não só mandar e-mails, mais ligar, perguntar como tá o andamento desse projeto, etc. Acho que um post sobre isso poderia ser criado aqui no blog, o que acham?

    • Marcelo disse:

      Hahahahaha. “Fato pontual”! Vários ônibus da Carris já tiraram fino de mim. É verdade que tenho notado que ultimamente vários mantiveram uma distancia legal, mas também já fui fechado inúmeras vezes.

      Vou ligar para ele amanhã.

      Ô Melissa, poderias criar um post para esse tipo de coisa, ao invés de colocar como comentário. Como vocês sabem, o blog da Massa é aberto a todos que quiserem contribuir.

      • Marcelo, talvez eles considerem como “fato pontual” justamente por não ter havido reclamações nesse sentido, o que é compreensível, visto que estamos acostumados a reclamar sem ver nenhum resultado. Ontem, o Régulo Ferrari disse que o ex-secretário de Mobilidade Urbana esperaria ver muita gente reclamando e ralhando com ele na EPTC. Façamos isso! Vamos ralhar contra os ônibus (com as lotações me costuma acontecer sempre, e elas vão a milhão – muito medo) que nos fecham e ralhar sempre para que o ciclista seja incluído na pauta do dia. Falando em pauta, a EPTC fica na frente da Zero Hora….rs.

    • Olha, nêga, amei tua iniciativa e gostei da resposta deles, que não pareceu uma daquelas respostas de “telemarketing”, sabes?

      • Melissa disse:

        O primeiro parágrafo eu achei bem telemarketing, hehe, mas depois melhorou. Tá certo, ele exagerou dizendo que tinha certeeza que foi um fato pontual.

        E sim, eu queria criar um post sobre isso ao invés de comentar, mas fiquei sem jeito de pedir. Escrevo e mando pro teu e-mail, Marcelo?

        Quanto às lotações, que realmente são muito temperamentais, qual é a empresa responsável por elas? Tem uma que é a Medianeira, mas essa é só por algumas, não?

      • Marcelo disse:

        Não precisa pedir nada. Não sou dono desse blog.
        Até tem a senha do administrador do grupo lá no Riseup, mas pra poupar trabalho já te coloquei (motionsc) como administradora do blog.

  6. Diego disse:

    Bela iniciativa Melissa.
    Realmente é preciso ficar em cima.

  7. pedro resende disse:

    Olá pessoal,

    me chamo Pedro Resende e escrevo para o portal EcoDesenvolvimento.org sobre desenvolvimento sustentável. Com a aproximação do Dia Sem Carro, estamos fazendo uma matéria sobre os ciclistas de todo o Brasil, o que queremos é fazer um apanhado de como estão as condições para os ciclistas. Para isso, peço que algum responsável/representante/membro do grupo envie um email para pedro.hijo@ecodesenvolvimento.org.br para que possamos conversar sobre os detalhes.

    Queremos ver ciclistas de Porto Alegre nessa, ok?🙂

    Abraços.

  8. João Fonseca disse:

    Exelente o vídeo!!

    Nesta sexta novamente as ruas estarão mais civilizadas com a nossa presença!

  9. Klaus disse:

    Melissa tu é demais!!!

    Hoje um carro da EPTC me tirou um fininho, arg!!!

    Quem filmou a massa? Lembro que não conhecia a pessoa mas me pareceu gente finíssima. Quero fazer um vídeo mostrando como Porto Alegre trata mal pedestres e ciclistas.

    Tem uma semáforo desativado a meses em uma curva da Ipiranga bem onde tem uma ponte de pedestres e sempre que passo de bici por ali sinto o drama das pessoas. Ao invés de “Sinaleira Desativada” deveriam escrever:

    “Que Alá esteja convosco nesse momento crucial de sua vida!”

    Nós somos passivos demais!!

    Quem vai lá na EPTC comigo depois de combinarmos o que dizer?

    Poderíamos escrever um texto e depois distribuir um panfleto para os poucos fiscais de Porto Alegre. Numa boa, sempre!

Deixe uma resposta

