Prefeitura de Porto Alegre planeja piorar ainda mais o trânsito.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou esta semana um projeto que promete piorar ainda mais a situação do trânsito na capital gaúcha: a construção de estacionamentos subterrâneos no centro da cidade, num total de 5 mil novas vagas para carros. O que isso significa? Significa simplesmente mais cinco mil automóveis particulares transitarão pelo centro da capital todo dia. Isso por si só já é ruim o suficiente, pois gerará ainda mais demanda por obras viárias, o que significa menos espaço para as pessoas. Mas pode ser ainda pior, pois o dinheiro que será investido nessas obras deixarão de ser investidos em transporte público coletivo e alternativo.

Que exemplo devemos seguir?

São Paulo?

ou Copenhague?

Esse post foi publicado em caos no trânsito, políticas públicas e marcado , . Guardar link permanente.

22 respostas para Prefeitura de Porto Alegre planeja piorar ainda mais o trânsito.

  1. Helton disse:

    Isso pra não falar dos transtornos causados pelas obras… Não precisa nem falar do tamanho do “elefante branco” pra 5000 carros…

  2. Melissa disse:

    Isso PRECISA ser impedido pela população. Petição? Protesto? O que fazer?

  3. Klaus disse:

    Barra pesadíssima!!

    São burros ou extremistas impondo que as pessoas joguem lenha para dentro da locomotiva da economia?

    Ou melhor: são burros ou burros?

    Ninguém é feliz sendo egoísta ou seja: nem comandar a locomotiva e nadar feito o tio Patinhas em piscinas de dinheiro deixa uma pessoa feliz.

    Temos poder para comandar nosso destino mas precisamos tomar atitudes e tomar as rédeas dele ao invés de reclamar de braços cruzados sem fazer nada.

    Divulguem a Massa Crítica!

    Divulguem que a mídia vive de propaganda de carro e por isso mente a dedéu.

    Se esforcem para iluminar a mente de quantas pessoas for possível.

    Pessoas que conseguiram ver o mundo de fora tem que dar o máximo de si para que mais pessoas também consigam pois sem dúvida tem muita gente dando o máximo de si para que as pessoas continuem ignorantes e escravas do que a mídia lhes impõem.

    Se não esquece, o Stephen Hawking vai se provar certo e a humanidade vai ir para o brejo.

  4. Amanda disse:

    Com tantos outros problemas MUITISSIMO mais importante eles resolvem fazer isso?
    Olha a situação do nosso transporte publico, por exemplo.
    Saiu no mês de Junho um artigo de Fortunatti comentando as questões envolvendo trânsito na cidade, e isso envolvia questões como prolongamentos de vias, etc.
    Mais estacionamentos não estava nos planos, pelo que entendi.
    Que burrice.

  5. Eu acho que poderíamos aproveitar a popularidade crescente da Massa Crítica e fazer um protesto presencial na prefeitura.

    Imaginem se além de fazer as Massas da última sexta do mês, também nos encontrássemos na frente da Prefeitura (de bike, claro) para protestar contra essas obras absurdas em Porto Alegre? Se as quase 80 pessoas forem, já é algo muito bom e que pode chamar a atenção. O que acham?

    • Marcelo disse:

      É uma ótima idéia, Melissa, só dizer quando e onde e estarei lá.

      • Melissa disse:

        Como eu nunca organizei um protesto, seria bom falar com alguém que já tenha feito algo do tipo. Porque por exemplo, a gente chega na frente da prefeitura, de bike e com uns cartazes, e aí? O que acontece? Como é que se faz o diálogo com o prefeito (se eles nos possibilitarem isso)? Deve fazer mais sentido se irmos num dia e horário que ele esteja lá.

        E para a divulgação, imagino que a forma mais eficaz seria na próxima Massa distribuir folders para todos os integrantes, porque tem que ter bastante gente pra funcionar (acho). Claro, isso além das divulgações na internet.

        Mais idéias e respostas da parte de alguém?

      • Marcelo disse:

        Também nunca organizei um protesto, mas acho que não tem muito como saber quando o prefeito estara lá, e não sei se importa muito.

        Mas acho que não tem muita complicação, o mais complicado é fazer as pessoas irem e se envolverem. Tem que providenciar faixas e cartazes para disser a que viemos, talvez ou não um megafone seja útil.

        Mas acho que só ficar lá na frente gritando nao atrai muitas pessoas, acho que seria mais divertido e chamaria mais atenção fazer algo mais criativo e ousado, como uma festa ou uma refeição no meio da rua, mostrando como aquele espaço ocupado pelos carros poderia ser utilizado de forma mais interessante para todos.

        No dia da massa, talvez seja um pouco tarde demais porque às 20h da noite acho que com certeza a prefeitura já estará fechada.

      • Concordo plenamente com a idéia de fazer algo mais diferente e ousado. No caso, ocuparíamos e bloquearíamos a rua na frente da Prefeitura?

        Pra fazer as pessoas se envolverem, continuo achando que a Massa é o melhor jeito, porque é a organização que conta com maior número de pessoas (que eu conheça). Sim, talvez a prefeitura já esteja quase vazia, mas se formos direto da cidade baixa pra lá, pode dar tempo. Imagino que ficaríamos lá por um tempo, faríamos nossa festa/protesto, mas deixaríamos nossa “marca” de alguma forma.

        Acho que pode ser interessante chamar jornais pra registrarem também, mas não algum que corra o risco de publicar o protesto de forma distorcida, tipo uma Zero Hora da vida. Não conheço muito dessa parte, o que acham?

        Depois de ter a idéia do que fazer exatamente de diferente, acho que o primeiro passo seria publicar aqui no blog o que vai acontecer de novidade na próxima Massa, pra maioria ficar sabendo antes.

        Eu tô escrevendo um texto pra fazer uma petição pro Fortunati, acho que está ficando bom, mas seria legal ter ajuda pra complementar. Vou postar depois aqui nos comentários, se quiserem podem modificar e re-postar, até ficar pronto. Além de servir pra petição, cada um poderia mandar um e-mail pra ele com o mesmo texto🙂

  6. Olavo Ludwig disse:

    Dá vontade de chorar…ou metralhar toda essa cambada de idiotas!!!! Não sei porque ainda me irrito com isto, pois é o comportamento previsível dessa gentalha.

  7. Atilio disse:

    Nem preciso dizer que estou disposto a colaborar nos protestos. Uma proposta: para haver mais efetividade, talvez seja legal procurar associações de moradores, ONGs e vereadores (é claro que tudo isso não tem a ver diretamente com a bicicletada). Essas instituições muitas vezes conhecem “atalhos” para impedir esse tipo de picaretagem e têm bastante experiência em lutas que podem ajudar num caso como esse. Tem que prestar atenção em outra coisa, que todos sabem, mas é bom manter à frente dos olhos: nesse tipo de projeto nunca se trata de promover uma melhoria para a cidade, trata-se, sobretudo, do lucro de alguns consórcios poderosos. Alguém vai ganhar muita grana com esse tipo de estupidez.

  8. Segue a prévia do texto da petição:

    Acho que está ficando bom, mas precisa de mais complementos e informações, então sintam-se à vontade para copiar, modificar e colar aqui de novo (ou se ficar muito conteúdo pra uma página de comentários do blog, sugerir outro lugar pra fazer isso :P).

    ————————————
    Prefeito José Fortunati,

    Nós, cidadãos de Porto Alegre, viemos declarar nossa profunda decepção com seus planos de construir uma garagem subterrânea no centro da cidade. Mais do que isso, queremos mostrar ao senhor que seus planos para o trânsito porto-alegrense não são um avanço, mas sim um retrocesso.

    Como político, o senhor deve saber que estacionamento não é um direito constitucional em país nenhum. Ou seja, governo nenhum deve dar prioridade a um estacionamento quando ao invés disso pode fazer uma reforma em benefício dos que optam por transitar pela cidade desarmados. Usamos a palavra “desarmados” porque queremos ser independentes de um veículo que mata milhões de pessoas por ano.

    Essa implantação iria motivar muitos motoristas de carros particulares a se dirigem até o centro, o que prejudicaria de forma drástica a qualidade de vida dos moradores e a tranqüilidade dos pedestres. Tendo em mente que o transporte público de Porto Alegre tem investimentos muito baixos, seria no mínimo revoltante ver altas verbas direcionadas a uma obra que só vai beneficiar o aumento de engarrafamentos, o estresse da população e a emissão de poluentes no bairro.

    Se você já leu o Código de Trânsito Brasileiro, deve ter consciência dos seguintes trechos:

    “Aqui, botar trecho do CTB que prioriza os pedestres, ciclistas e ônibus”

    Apesar do Código de Trânsito Brasileiro priorizar pedestres, ciclistas e transporte público, deixando carros particulares em último lugar, qualquer cidadão sabe que a Prefeitura de Porto Alegre não segue essa mesma lógica. Apesar da grande maioria ficar calada por se achar impotente diante de uma prefeitura tão anti-interativa, essa grande maioria é a mais prejudicada.

    O pior de tudo é que o estacionamento subterrâneo não é o único empecilho que o senhor está tentando impor à liberdade de transitar nas ruas. Graças ás suas “grades protetoras de pedestres” que estão sendo implantado nas ruas, caminhar nas ruas de Porto Alegre está ficando cada vez mais desagradável. Na prática, o pedestre tem que fazer um enorme zigue-zague para atravessar as ruas, enquanto os protegidos carros têm toda a prioridade nas mesmas. Sem falar na duplicação da Avenida Beira-Rio, que vai destruir ainda mais a orla do Guaíba e duplicar a poluição (tanto sonora quanto do ar que respiramos).

    Caso o senhor seja uma das pessoas que acha que trânsito sustentável é coisa de país de primeiro mundo, pedimos a gentileza que pesquise sobre o caso da cidade sulamericana Bogotá, capital da Colômbia. Só para ter uma introdução a essa brilhante iniciativa, assista a esse pequeno vídeo onde o prefeito de Bogotá, além de explicar a reforma no trânsito que fez, dá um recado a todos os prefeitos do mundo:

    Clique para assistir o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XbwzuuBdCmc

    O que pedimos através dessa petição, além de não construir a garagem subterrânea, é que a prefeitura pare de priorizar os veículos particulares. O trânsito de Porto Alegre já é muito caótico por causa dessa lógica capitalista e antiquada, e se os atuais planos da prefeitura para o trânsito se concretizarem, vai piorar.

    Prefeito, muitos países já descobriram a verdadeira forma de solucionar os problemas do trânsito. Priorizar os pedestres, ciclistas e o transporte público é essa solução. Aumentar avenidas, estacionamentos para carros, etc, é tapar o sol com a peneira. Ao invés de fazer isso, é mais inteligente cortar a raiz do problema: o incentivo do uso de carros particulares. Por favor, não ache isso impossível, porque não é. Pesquise sobre as soluções sustentáveis que outros países já utilizam e inspire-se para melhorar nossa qualidade de vida, por uma Porto Alegre muito mais respirável.

  9. Melissa disse:

    NO AR! Acabei fazendo no PetitionOnline mesmo, aquele site de Portugal não deu certo…

    http://www.petitiononline.com/ciclopoa/

    Assinem, divulguem, enfim…!
    Vou fazer contato com outros blogs e afins pra divulgarem também, quem quiser ajudar, sempre bem-vindo!

    No meu note o texto tá aparecendo com erros nas palavras com acento, é só aqui? Porque fui olhar em outros computadores e tá tudo normal…

  10. Klaus disse:

    Que demais Melissa,😀

    Já assinei e já divulguei um pouquinho e vou seguir divulgando.

    Abraços!!!

  11. Melissa disse:

    Obrigada pessoal, a petição foi pro ar essa madrugada e já está com 21 assinaturas! Mandei e-mail pra alguns estabelecimentos pedindo assinaturas e divulgação, como CasaVerde, Associação de Ciclistas da Zona Sul, PoaBikers, Cia das Bikes, Eco4Planet, etc. Se alguém tiver mais sugestões, pode mandar. Meu e-mail tá aí: mwebster.nu@gmail.com

    Só estou com dúvida quanto ao dia em que for decidido mandar pro Fortunati, como se faz no site? Não achei login ou algo do tipo no PetitionOnline, alguém já mexeu ou conhece alguém que fez uma petição aqui?

    • daniel disse:

      Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI,pois já faz mais de 25 dias que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?Será que devo ir aos meio de comunicação(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco.desde o dia 22/6/2010 sempre com o mesmo liga sexta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s