E o pedestre que se f#*@!

Parece que essa é política da atual Prefeitura de Porto Alegre. Além de já ter transformado parte da praça XV de Novembro em estacionamento para carros e reaberto ruas que eram de trânsito exclusivo de pedestres para a circulação de carros, o governo da cidade insiste em penalizar os seres humanos (pedestres) para facilitar a circulação de carros.

Desta vez é no cruzamento da Rua Ramiro Barcelos com a avenida Protásio Alves, recentemente reaberto para o trânsito de veículos. Não vamos nem mencionar este tipo de mentalidade retrógrada – enquanto cidades mais progressistas limitam cada vez mais a circulação de veículos, privilegiando os pedestres, em Porto Alegre é justamente o contrário.

Em azul, o trajeto que agora o pedestre tem que fazer para se deslocar pelas avenidas Protásio Alves/Osvaldo Aranha. Em vermelho, a antiga faixa de segurança.

No cruzamento em questão, a antiga faixa de segurança (em vermelho no mapa) foi apagada e foram instalados gradis de repressão, para forçar os pedestres a atravessar no semáforo, colocado mais no meio da quadra – exatamente como  ocorre na esquina da Osvaldo Aranha com a Felipe Camarão – agora a preferência não é mais do pedestre, é do carro. Desta forma, agora quem caminha pelas avenidas Osvaldo Aranha/Protásio Alves tem que andar num verdadeiro zigue-zague, por ruas repletas de grades e semáforos, aumentando assim as distâncias e o tempo de espera para quem anda a pé.

Parabéns sr. Fortunati, o senhor está se superando em tornar nossa cidade cada dia mais desagradável para se caminhar e para viver.

Esse post foi publicado em apocalipse motorizado, mobilidade, políticas públicas e marcado , . Guardar link permanente.

7 respostas para E o pedestre que se f#*@!

  1. Klaus disse:

    Pois é, tem que mandar essa matéria para ele. Qual o e-mail do Fortunati? Talvez ele não seja uma pessoa ruim, só não sabe que existem alternativas.

    Nós já assistimos vários ciclodocumentários e já experimentamos o gostinho de uma cidade melhor mas temos que iluminar mais mentes, principalmente de governantes.

  2. Pingback: Tweets that mention E o pedestre que se f#*@! | Massa Crítica – POA -- Topsy.com

  3. Atilio disse:

    Parabéns pelo post. Isso está acontecendo há muito tempo em Porto Alegre e é mais do que hora de a gente pautar discussões em prol do pedestre e do ciclista. A EPTC só pensa no trânsito de carros. Chega a ser demencial.

  4. Mandei isso por e-mail pra ele, importante se mais gente fizesse. Pena que no Twitter não posso mandar direct message.

    Quanto à Praça XV, esse estacionamento tá cercado, em obras. Alguém sabe para quê?

    • igor disse:

      A Praça XV está cercada porque a Coca-Cola ‘comprou’ toda aquela área em volta do mercado publico…. tudo isso faz parte do belissimo plano de higienização e privatização do centro histórico. O contrato com a coca-cola começou com a copa e pelo visto vai longe…. chegaram a ver as faixas da coca na fachada da prefeitura? Insano!

  5. Ricardo disse:

    Gente, vocês não entendem nada de engenharia de trânsito! Aff, isso é especialidade da EPTC e não do prefeito! Os engenheiros de tráfego estudaram durante ANOS na Europa e Estados Unidos e vocês querem discordar deles? Quem vocês pensam que são? (ironia)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s