Só ciclovia não adianta!

restingaHoje na Zero Hora Online foi publicado um relato de desrespeito ao ciclista. Com sua pavimentação já executada a ciclovia da Restinga tem sido utilizada como estacionamento de carros.

Nota-se a clara desvalorização que a população tem com a bicicleta em nossa cidade. O Plano Cicloviário fala em incentivar o uso da bicicleta, mas não diz como…
Continue lendo em:
http://aczs.wordpress.com/2010/07/16/so-ciclovia-nao-adianta/

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Só ciclovia não adianta!

  1. Marcelo disse:

    Eu diria mais, eu diria: ciclovia não adianta.

    Embora muita gente diga que só vai pedalar quando tiver ciclovia na rua, NUNCA irá haver ciclovias por toda malha viária da cidade, ou seja, em algum momento será necessário andar no trânsito ou na calçada (ou então descer e empurrar a bicicleta).

    Eu acho que mais segregação no trânsito não resolve. É preciso que as pessoas andem menos de carro e as que andam de carro tenham mais respeito pelos seres humanos à sua volta.

  2. pedalante disse:

    Perguntaria mais: a quem serve uma ciclovia? nós que pedalamos e caminhamos diariamente em uma cidade, precisamos de RESPEITO !

    ” Manifesto dos Invisíveis: Motorista, o que você faria se dissessem que você só deve dirigir em poucas vias especiais, porque seu carro não possui airbags? E que, onde não existisse esse tipo de via, você não poderia transitar? (…) Precisamos pedalar agora. E já pedalamos! (…) Ciclovia é só uma das possibilidades de infra-estrutura existentes para o uso da bicicleta. Nosso sistema viário, assim como a cidade, foi pensado para os carros particulares e, quando não ignora, coloca em segundo plano os ônibus, pedestres e ciclistas. Não precisamos de ciclovias para pedalar, assim como carros e caminhões não precisam ser separados. O ciclista tem o direito legal de pedalar por praticamente todas as vias, e ainda tem a preferência garantida pelo Código de Trânsito Brasileiro sobre todos os veículos motorizados. Não clamamos por ciclovias, clamamos por respeito. Às leis de trânsito, à vida. As ruas são públicas e devem ser compartilhadas entre todos os veículos, como manda a lei e reza o bom senso. ”

    p.s. dica de leitura e sugestão de ativismo para POA: http://girame.wordpress.com/2009/03/18/a-primeira-pedalada-pelada-de-uma-diaba/

  3. Olavo Ludwig disse:

    Eu já diria que ciclovia não resolve o problema todo, mas adianta a solução sim, em Copenhague tem ciclovias, em Amsterdam tem ciclovias, porque não ter ciclovias em Porto Alegre?

    Respeito e menos carros nas ruas seria a solução de todo problema com certeza, mas isso não se consegue em curto prazo, ciclovias sim.

    Tendo ciclovias, teremos, mas gente pedalando e logo menos carros nas ruas e logo mais respeito, e assim mais ciclistas, é um ciclo vicioso dos bons!

    Infelizmente hoje, a segregação é a forma mais rápida de garantir mais segurança ao ciclista, de se aumentar o número de ciclistas, e consequentemente diminuir o número de motoristas. O ciclista, assim como o pedestre, precisa de um espaço garantido, temos avenidas que em alguns horários não há espaço nem para a bicicleta passar, temos ruas e mais ruas que não há calçadas para os pedestres, nestes dois exemplos não temos a segregação, e assim não temos garantido o espaço. Os corredores de ônibus, são espaços exclusivos que melhoram muito o transporte público, e isso precisa melhorar muito mais ainda.

    Só é ciclovia com certeza não resolve tudo, precisamos campanhas e fiscalizações das leis, em resumo, precisamos de um povo com educação, mas muita educação, e isso só se consegue em décadas, senão em séculos. E eu quero pedalar com mais tranquilidade e segurança hoje!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s