23 motivos para não ter (ou vender o seu) carro.

Em 2007 publiquei esse texto no meu velho blog sob o título “14 motivos para não ter (ou vender o seu) carro” (que levou pelo menos uma pessoa a vender seu carro!).  De lá para cá, minha convicção em não ter carro só cresce, nunca me senti tão feliz por não ter carro, e toda hora eu penso em mais um motivo para não se ter um carro. Então decidi melhorar e ampliar esse texto, eis aqui o resultado, seria ótimo se pelo menos mais uma pessoa vendesse seu carro por causa dele.

Muitos sonham em ter um carro. Tem gente que nem tem casa própria, mas tem um ou dois carros. A publicidade nos bombardeia com mensagens de que ter um automóvel é garantia de tranqüilidade, liberdade e, o mais bizarro, prestígio e sucesso pessoal. Mas apesar da conveniência de se ter um veículo sempre à sua disposição, ter um carro tem mais desvantagens que vantagens, são elas:

1 – O grande número de carros infesta o ar com gases tóxicos, principalmente nas grandes cidades, causando inúmeras doenças respiratórias e até câncer (além de cheirar mal!) e causam necrose das folhas de árvores. Em muitas metrópoles do país, os veículos são os principais causadores da poluição atmosférica.

2 – Os automóveis estão entre os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, chegando a emitir 40% dos gases de efeito estufa nas grandes cidades.

3 – Sem carro você vai caminhar mais, evitar o sedentarismo, ser mais saudável e reduzir o riscos de doenças do coração e obesidade.

4 – O tempo que você passa dirigindo um carro é perdido. Ao andar de ônibus, trem ou metrô você pode aproveitar o tempo no trânsito para ler, estudar, escrever ou conhecer e conversar com outros seres humanos. Se você for de bicicleta ou a pé, vai estar se exercitando e conhecendo melhor a sua cidade.

5 – Você vai perder peso.

6 – Ao andar de carro você se estressa com congestionamentos, motoristas imprudentes e irresponsáveis. E isso deixa você infeliz.

7 – Ao andar de carro, você está ameaçando a vida de pessoas e outros animais que não estão em veículos motorizados.

8 – O som da cidade, é o som dos carros. A poluição sonora das cidades, é causada principalmente pelo tráfego de veículos, e pode causar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, dores de cabeça, etc.

9 – Quando você sai à noite você fica preocupado em onde deixar seu carro, se ele está seguro, e a diversão acaba virando preocupação.

10 – O carro é uma jaula de metal, plástico e vidro que nos isola das pessoas e do mundo ao nosso redor. Quando estamos dentro de um, estamos sozinhos, e temos a tendência de enxergar todo mundo que está do lado de fora como nosso concorrente ou obstáculo no nosso caminho. O carro deixa as pessoas mais violentas.

11 – Carros são extremamente visados por assaltantes e roubos de carro costumam ser mais violentos que assaltos à pedestres, não é raro se transformarem em seqüestros.

12Carro mata. Dezenas de milhares de pessoas morrem todo ano em acidentes de carro. É a principal causa de morte entre jovens. Quantas pessoas que você conhece morreram assim?

13 – Você vai economizar uma grana em IPVA.

14 – Você vai economizar uma grana em seguro.

15 – Você vai economizar uma grana em gasolina.

16 – Você vai economizar uma grana em manutenção.

17 – Você vai economizar uma grana em estacionamento.

18 – Com o dinheiro que custa um carro (e mais o que você gasta com ele) você pode fazer um monte de coisas mais produtivas, como viajar mais.

19 – Carros precisam muito espaço para circular e estacionar. Por causa disto, quase todos espaços públicos de nossa cidade estão sendo cobertos e asfalto e concreto, deixando nossas cidades mais cinzas, quentes e mortas. O espaço público ocupado pelos carros pertence a todos e deveria ser um espaço de convivência e lazer.

20 – Combustíveis derivados de petróleo são altamente poluentes e o controle sobre eles é motivo de guerra, plantações de vegetação para biocombustíveis ocupam grandes quantidades de terra, elevam o preço dos alimentos e aumentam o desmatamento. O melhor e mais eficiente combustível é arroz e feijão.

21 – Quantas horas por dia você gasta trabalhando para sustentar o seu carro? Se você não tivesse um carro, gastaria menos dinheiro, e talvez pudesse trabalhar menos. Isso é ótimo, não é?

22 – De carro você não tem o direito de errar. Um erro ou distração seu pode ser fatal, para você ou para os outros.

23 – Você não precisa de um carro para ser livre – isso é coisa que a publicidade coloca na sua cabeça. Na verdade, você é mais livre sem carro. Pense a respeito.

Anúncios
Esse post foi publicado em apocalipse motorizado, mobilidade. Bookmark o link permanente.

5 respostas para 23 motivos para não ter (ou vender o seu) carro.

  1. Olavo Ludwig disse:

    Excelente, eu também publiquei no meu blog um texto do Denis Russo, a respeito de vender o carro: http://olavolu.blogspot.com/2009/05/quer-vender-o-carro.html

    Algumas observações:
    No ítem18, Viajar mais, se for de avião é furada, a emissão de gases poluentes é enorme, viajar de bicicleta é muito melhor, no máximo pegue um ônibus, o melhor seria um trem,melhor ainda se fossem elétricos.

    Realmente, muitas vezes me sinto um escravo do carro, apesar de usá-lo muito pouco, ele dá o maior stress, trabalho e gasto.

  2. Valter disse:

    Bom texto companheiro sua matéria é excelente, mas que tal mostrá-la em números ficaria bem mais clara e convenceria mais gente.

    Parabéns pela matéria e principalmente por acreditar nela.

  3. Pingback: 23 motivos para não ter carro | Blog da Serra

  4. Nem tanto o céu, nem tanto a terra. Apesar de concordar com a maioria dos motivos estou me perguntando como faria para levar minha família à praia, por exemplo. A mais próxima de minha casa fica a uns 40 quilometros. Ah, use o transporte público. Sim, usaria se este funcionasse aqui.

  5. flaviasereia disse:

    Aqui onde moro não tem esse problema de cidade grande e congestionamentos. Mas mesmo assim prefio usar transporte publico. Sempre ando de mercedes com motorista kkkk

Os comentários estão encerrados.