E eu paro minha bici onde?

A prefeitura de Porto Alegre não é amiga das bicicletas.

Por mais que a prefeitura de Porto Alegre goste de falar bonito, dizer pra imprensa que têm um plano cicloviário (do qual apenas ouvimos falar), a bicicleta ainda  é muito marginalizada. Apesar de ser reconhecida pelo Código de Trânsito Brasileiro como veículo legítimo, ainda é ignorada pelas assim chamadas “autoridades”.

A prova disto é que a Prefeitura não somente não possui nenhum paraciclo instalado em locais públicos (com a exceção de alguns parques) onde os condutores de bicicletas possam estacionar as magrelas. O pior não é nem isso, mas o fato de que a prefeitura não autoriza nem que pessoas comuns instalem paraciclos na frente de suas casas ou comércios.

Há dois anos fomos até a prefeitura, pedir autorização para instalar pequenos paraciclos na calçada em frente ao nosso imóvel, que é larga e têm espaço de sobra para isso. A resposta da funcionária que nos atendeu foi: “A Prefeitura não dá este tipo de autorização. O que eu aconselho é o seguinte, arquiva o processo e instala sem autorização.”

Já que bicicletas não podem e não têm a infraestrutura necessária para estacionar na via, junto com automóveis e também não existem  – e nem podemos nós, cidadãs e cidadãos instalar – paraciclos no passeio público. Fica a dúvida: “Onde diabos eu estaciono a minha bici?”

Esse post foi publicado em políticas públicas e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para E eu paro minha bici onde?

  1. Klaus disse:

    Onde tiver uma placa escrito:

    “Paraciclo”

    Ainda não tem nenhuma mas alguma coisa me diz que essas placas podem aparecer por aí, heheheh

  2. Olavo Ludwig disse:

    Essa ai eu não sabia, por isso que não se vê quase paraciclos por aqui! Um tempo atrás eu fui em Sapiranga, e fiquei impressionado, pois em tudo que era lugar tinha paraciclos, a cada dois passos se encontrava um. Todos os comércios tem um na frente, com pelo menos umas 5 vagas.

    • Marcelo disse:

      É a mesma coisa em Tapes. Os comércios mais humildes têm paraciclos para três, quatro bicicletas. Supermercados e lojas maiores, têm para vinte, trinta bicicletas.

    • Lívia Araújo disse:

      Em Taquara é a mesma coisa. Além de ter ciclovia ao longo da BR em ambos os sentidos, tem paraciclos em todas as empresas à beira da estrada. Bonito de ver.

  3. Diego Lopes disse:

    O mais legal é o Museu Iberê Camargo, cujo logo é uma bicicleta. Mas parece até ironia. Se o ciclista não quiser morrer atropelado atravessando a rua (se vier pela “ciclovia”), pode passar pelo estacionamento subterrâneo, onde deverá entrar com a bicicleta carregando-a pelas escadas, pois não há rampas. Isso só pra chegar do outro lado, em frente ao prédio.
    Para estacionar a bicicleta, há um paraciclo. Só que eles dão tanta importância ao ciclista que, da última vez que passei por ali, havia um cano enorme na frente do paraciclo, impedindo qualquer acesso.

Deixe uma resposta

