EPTC agora quer matar os corredores de ônibus

A EPTC está realizando um estudo para liberar os corredores de ônibus da Terceira Perimetral para os táxis para “desafogar” o trânsito. Mais uma vez a EPTC mostra sua verdadeira cara privilegiando o transporte individual e particular sobre o transporte coletivo.

O que provavelmente vai acontecer? As vias para carros vão continuar entupidas e os corredores de ônibus vão trancar mais, desincentivando ainda mais pessoas a utilizarem o tranporte público. Fora que, a fiscalização da EPTC não existe – não conseguem nem ao menos fazer com que os carros respeitem o semáforo – ou seja, é bem possível que carros particulares passem utilizar os corredores de ônibus também. Afinal se o táxi pode, porque carro não pode?

Como bem coloca Enio Roberto dos Reis, presidente da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP) se os táxis passarem a utilizar os corredores de ônibus “iremos prejudicar mas de 1 milhão de passageiros que andam diariamente no transporte coletivo de Porto Alegre em detrimento de um ou dois que andam no transporte seletivo”.

Tomara que esse projeto NÃO vá adiante.

Esse post foi publicado em mobilidade, políticas públicas e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para EPTC agora quer matar os corredores de ônibus

  1. Olavo Ludwig disse:

    Absurdo…tinham é que fazer o corredor compartilhado com bicicletas como tem em Curitiba se não me engano.

    • E ai pessoal, embora antigo nas listas é a primeira vez que dou as caras por aqui. A muito tempo que falo sobre as bicicletas dividirem o corredores com os ônibus, sendo muito breve pensem, NÃO É MAIS FÁCIL DAR TREINAMENTO AOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS DO QUE AOS MOTORISTAS DE VEÍCULOS PASSEIO ETC, levando-se em conta o número de veículos leves e o de ônibus me outro detalhe, cada empresa de ônibus é que deveria dar treinamento aos seus motoristas, pensem, grande abraço.

  2. Raul Sanvicente disse:

    Em várias cidades da Europa o corredor de ônibus é compartilhado com bicicletas. Mas o compartilhamento é também com os taxis. Andam ônibus, taxis, carros de polícia, ambulâncias e… bicicletas. No corredor da III Perimetral isto já acontece na prática, durante a semana (pois nos domingos é fechado para ônibus), com os ciclistas e motoristas de ônibus “negociando”. Nos domingos a negociação na III Perimetral é com pedestres, skatistas e patinadores, mas até aí tudo bem. O brabo é que tem um pessoal que leva cadeiras e fica no meio da pista tomando chimarrão. Agora, muita atenção, porque esse pessoal da ATP & Cia. também fala no seu interesse e a responsabilidade de não termos um transporte coletivo decente é deles, que vão dando um jeitinho de não investir, não se importando de tratar a população como gado. De qualquer forma, concordo com o não-compartilhamento com os taxis. Porto Alegre, ou melhor, os portoalegrenses, não estão preparados para isto.

  3. sergio disse:

    Que idéia de girino!
    Compartilhamento do corredor com os taxis não faz nenhum sentido.
    Se pode um taxi com um único passageiro porque não poderia um carro particular com uma única pessoa? Tem que dar prioridade pro transporte coletivo e não seletivo.

    E outra, a maior parte dos taxistas que pego em Porto Alegre não conseguem nem obedecer as regras de velocidade, semáforo, onde parar o carro e muito menos respeitar pedestres ciclistas e outros motoristas.

  4. Raul Sanvicente disse:

    Cuidado que ao invés de ciclofaixas podem partir logo para motofaixas, como em São Paulo!
    http://migre.me/Kmgt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s